Nesse dia 07 de setembro, a seleção de um país que vinha desacreditado com o seu basquetebol, fez ressurgir um pouco daquela esperança olímpica que todos haviam deixado de lado.
O palco foi Mar Del Plata na Argentina. Os adversários, os donos da casa, considerados "a seleção da década". E claro, a torcida. O contexto foi o pré-olímpico das Américas.
Em 40 minutos de um basquetebol quase impecável, os brasileiros provaram que tem repertório e muita qualidade para vencer uma competição desse porte, mesmo sem seus 3 principais jogadores (Leandro Barbosa, Anderson Varejão e Nenê). Nossa seleção mostrou uma defesa perfeita, conseguindo controlar as principais armas argentinas: Manu Ginobili e Luis Scola, que seria eliminado com 5 faltas mais para o fim da partida.
A seleção Argentina vinha completa, porém sofreu um desfalque logo no primeiro lance. Após o bola ao alto, Andres Nocioni torceu o tornozelo ao pisar no chão de mau jeito e teve que abandonar o jogo.
Não que a derrota de sua equipe se deva a essa perda, mas sua falta foi sentida na ajuda dentro do garrafão.
A partida teve apenas um ponto baixo, e este serve para as duas equipes, que foi o segundo quarto. Nada parecia dar certo para ambos os times e o jogo foi para o intervalo em 28 x 27 para os argentinos.
Foi na segunda metade do jogo que os brasileiros mostraram a que vieram, trabalhando melhor a bola e aproveitando melhor os arremessos de três pontos.
Ao final do último quarto, a seleção argentina esboçou uma reação, porém a defesa brasileira falou mais alto novamente, segurando o placar até o estouro do cronômetro, terminando a partida em 73 x 71.
Devemos destacar a atuação de Rafael Hettsheimer, que trabalhou muito bem tanto no ataque quanto na defesa, respondendo à atuação de Scola.
O Brasil segue com apenas uma derrota na competição, assim como a Argentina. Classificadas, as equipes se enfrentam novamente no sábado, já pela semifinal, jogo fundamental para a nossa seleção, uma vez que essa vitória significa mais um passo a caminho das olimpíadas (vaga que não conseguimos desde 1996).
A vitória de hoje foi de extrema importância para o nosso basquetebol, porém, com uma derrota no sábado, essa importância se perde. Torceremos para a nossa equipe, que enfrenta amanhã a seleção de Porto Rico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário