quinta-feira, junho 30, 2011

Temporada ameaçada também na NBA


-Por Philippe Matta


Em um caso parecido com o que acontece na NFL, a temporada 2011-12 da NBA está ameaçada.

Depois de 3 horas de reunião hoje, a comissão de jogadores e donos de equipes não concordam com os termos de um novo acordo coletivo, que virá no lugar do atual - com vencimento para o próximo dia 1.

Segundo Billy Hunter, representante dos interesses dos atletas, "a divergência de opiniões é muito grande e é obvio que o lockout acontecerá hoje"

A NBA já anunciou o interrompimento das atividades para essa quinta feira e o manterá até que se consiga um acordo com a Liga Nacional dos Jogadores de Basquete.
Os altetas estão proibidos de utilizar os centros de treinamento das equipes, assim como os departamentos médicos dos ginásios.

O problema é sempre o mesmo: Interesses Financeiros.

As equipes precisam tomar uma decisão rápida e chegar logo à um acordo antes que os agentes livres como Tyson Chandler, o brasileiro Nenê, entre outros, procurem times no exterior.
Com o grande crescimento do basquetebol internacional, a NBA não é mais a única capaz de concentrar grandes jogadores, e o risco que corre de perder seus atletas para outras ligas como a europeia é alto e real. Alguns jogadores já anunciam que se houver o lockout e o mesmo prejudicar a temporada, o basquete exterior será seu destino.


Assim que possível, traremos mais informações. Fiquem ligados!

quarta-feira, junho 22, 2011

Half Time 2011 NBA Mock Draft

1 - Kyrie Irving
2 - Derrick Williams
3 - Brandon Knight
4 - Enes Kanter
5 - Kemba Walker
6 - Jonas Valenciunas
7 -  Kawhi Leonard
8 - Jan Vesely
9 - Marcus Morris
10 - Tristan Thompson




11 - Alec Burks
12 - Klay Thompson
13 - Bismack Biyombo
14 - Donatas Motiejunas
15 - Jimmer Fredette
16 - Jordan Hamilton
17 - Chris Singleton
18 - Markieff Morris
19 - MarShon Brooks
20 - Nikola Vucevic
21 - Darius Morris
22 - Tobias Harris
23 - Tyler Honeycutt
24 - Kyle Singler
25 - Kenneth Faried
26 - Nikola Mirotic
27 - Trey Thompkins
28 - Josh Selby
29 - Davis Bertans
30 - Justin Harper

domingo, junho 19, 2011

Nota: Atleda do Nevada Wolf Pack é baleado

Por Raphael Martins.
O WR Brandon Wimberly, da Universidade de Nevada, foi baleado nesse sábado numa briga entre seus companheiros de time e um grupo ainda não identificado pela polícia local.

O atleta foi levado em estado grave ao hospital pelos seus amigos. Contudo, após realizarem uma cirurgia no jogador, os médicos comprovaram que o ferimento não é letal e o jovem, que entrará em sua terceira temporada em Nevada (JR), poderá voltar aos treinos. O tempo de recuperação ainda não foi divulgado.

Wimberly foi o segundo melhor recebedor da equipe com 41 recepções e 482 jardas. O Nevada Wolf Pack terminou a temporada com a campanha de 13-1 e em 11º no ranking do BCS.

domingo, junho 12, 2011

Heat volta à Florida com a corda no pescoço


-Por Philippe Matta

Depois de um jogo cinco tumultuado e de tirar o fôlego, a série volta para Miami com os Mavericks precisando de apenas mais uma vitória para se consagrarem campeões.

O Jogo 5:
E que jogo.
Tudo parecia correr muito bem para o time da Flórida no primeiro quarto, apesar da boa atuação de Dallas. Lebron James finalmente mostrava algum serviço, Dwayne Wade continuava fazendo seu show em quadra e Mario Chalmers provava que o Heat podia contar com seu banco.
Porém, no segundo quarto, o herói de Miami, D. Wade se machuca no quadril e vai para o vestiário mais cedo, preocupando a torcida.
Dallas, com toda sua experiência, soube se aproveitar desse momento. O alemão Dirk Nowitzki pode contar com a ajuda de seus companheiros de time, o que não foi visto nos outros jogos da série.
Wade ainda voltou ao jogo no terceiro quarto. Mesmo sentindo dores, o atleta conseguiu computar 23 pontos e 8 assistências ao final da partida. Lebron colaborou bastante com a sua equipe. Diferentemente do jogo anterior onde só marcou 8 pontos, ele respondeu às cobranças, fazendo um tripledouble com 17 pontos, 10 assistências e 10 rebotes.

Mas isso não foi suficiente para barrar a equipe texana, que vinha empurrada por sua torcida. A cobrança da participação dos outros atletas, além de Nowitzki, foi atendida. Jason Terry, vindo do banco com 21 pontos, foi o grande nome dos Mavericks para virar a partida e computar mais uma vitória em casa. O alemão foi, novamente, o cestinha da partida, com 29 pontos.

A volta à Flórida:
Com a série a seu favor, Dallas precisa apenas de mais uma vitória para levantar a taça de campeão, dando à Miami a difícil tarefa de ganhar duas partidas seguidas.
Jogando em casa e com tempo para se reencontrar e fazer os ajustes necessários, o Heat conta com a melhora de Wade e precisa de uma boa partida por parte de Lebron James.

Hoje, às 21h saberemos se Miami se reencontrou ou se Dallas se consagrará campeão da NBA.

sexta-feira, junho 10, 2011

Plaxico Burress é solto e já pensa em volta à NFL


Por Raphael Martins.
Após passar 1 ano e 8 meses preso o Wide Receiver Plaxico Burress, Ex-New York Giants, se demonstrou ansioso em voltar ao futebol americano como atleta da NFL. Com 33 Touchdowns, Plaxico foi o quinto maior artilheiro entre as temporadas de 2005 até 2008, sendo superado apenas por outros grandes nomes da liga que atuam até os dias de hoje.

Líderes de touchdowns recebidos no período de 2005-2008:
1 - Randy Moss 45 TDs
2 - Terrell Owens 44 TDs
3 - Larry Fitzgerald 38 TDs
4 - Antonio Gates - 36 TDs
5 - Plaxico Burress - 33 TDs

Sobre as chances de voltar a jogar em Nova York, o recebedor de 33 anos declarou:
"Você nunca sabe o que vai acontecer, mas é lá que estão os meus fâs e meus colegas de equipe, responsáveis pelos melhores momentos da minha vida, dentro e fora do futebol americano".

Muitas equipes já demonstraram interesse em adicionar Plaxico Burress em seus elencos. Uma dessas franquias é o Philadelphia Eagles, do também ex-detento Michael Vick, que ajudou Burress com conselhos sobre sua adaptação fora da cadeia.

O Half Time examina as possibilidades do atleta na NFL

New York Giants: Hakeem Nicks foi o recebedor número 1 dos Giants na temporada passada, que com a saída do tight end Jeremy Shockey e a imperceptível temporada de Steve Smith clama por um craque para o seu jogo de passe.
Burress, já familiarizado com a cidade e com a infra-estrutura da franquia, seria uma ótima adição para facilitar a vida do quarterback Eli Manning.

Philadelphia Eagles: A esperança de Philly é que com a ajuda de Vick, Plaxico tenha uma reviravolta tão marcante quanto a do quarterback dos Eagles na temporada passada.
Fato curioso é que Burress estava utilizando um boné dos Phillies (time de baseball da Filadélfia) quando saiu da prisão. Seria o acessório uma dica sobre o destino do atleta na liga?

St. Louis Rams: Outra equipe sem um "go-to guy" no jogo de passe. No entanto os Rams têm Sam Bradford vindo de uma impressioanante temporada como quarterback novato e o veterano Steven Jackson, um dos melhores running backs da liga. Plaxico pode ser o elemento que falta para tornar os Rams num real competidor de Super Bowl.

Seattle Seahawks e Cleveland Browns: Ambas franquias sofrem com seus corpos de recebedores a algumas temporadas. Plax seria uma medida emergencial para essas franquias, que estão desesperadas por um artilheiro no jogo aéreo.

quarta-feira, junho 08, 2011

Apesar da febre, Dirk Nowitzki lidera Dallas à vitória e empata a série final

Por Raphael Martins.

Dirk Nowitzki, que sofria com uma febre desde segunda-feira, se superou ao marcar 10 dos seus 21 pontos no último quarto, liderando o Dallas Mavericks em sua vitória por 86 a 83, que empata a série em 2 a 2.



O jogo 4 das finais é o terceiro jogo apertado entre as equipes, com 15 empates, 12 trocas de liderança e uma surpreendente reação após estar perdendo por 9 pontos, os Mavs incediaram o público presente no American Airlines Center e se estabeleceram como o time da virada.

Dallas mudou sua estratégia ao deixar o ala Deshawn Stevenson no banco, pela primeira vez na temporada, para a entrada do armador JJ Barea. A tática não funcionou e os Mavs não conseguiram a velocidade esperada pelo técnico Rick Carlisle.

No entanto Stevenson foi decisivo saindo do banco. O ala fez todos os seus 11 pontos no segundo quarto, acertando 3 de seus 4 arremessos de três pontos. O titular Barea terminou a partida com 8pts/4ast. 

Além de Nowitzki (21pts/11rebs) outros destaques da equipe texana foram Jason Terry com 17 pontos, 8 deles feitos no último quarto, e o Pivõ Tyson Chandler com 13pts/16rebs (sendo 9 rebotes ofensivos).

Miami teve boas atuações de Dwyane Wade, 32pts, e Chris Bosh com 16 pontos (8/12 FG), mas a péssima atuação do ala Lebron James que acertou apenas 3 dos seus 11 arremessos de quadra, fez com que a equipe da Florida deixasse a vitória escapar no final da partida.

A próxima partida acontece na quinta-feira às 22hrs e a última partida dessa série realizada na quadra do Dallas.

terça-feira, junho 07, 2011

E agora, Dallas?

Por Philippe Matta.

A série vai tomando um rumo intenso conforme nos aproximamos do jogo 4. Depois de conseguir uma virada histórica fora de casa no jogo 2, os Mavericks recebem em Dallas o Heat, que vem para o jogo 3 com a derrota anterior atravessada pela garganta.

Liderados novamente por Dwayne Wade (29 pts; 3 ast; 11 reb) , que vem se mostrando o nome dessas finais, Miami se manteve à frente na maior parte do tempo, conseguindo uma liderança de até 14 pontos, tirada rapidamente por Dallas ao final do primeiro tempo de jogo, indo para o intervalo apenas 5 pontos atrás.

O time liderado pelo alemão Dirk Nowitzki (34 pts; 1 ast; 11 reb) , parecia encontrar novamente a força do último jogo para virar novamente a partida, chegando a igualar o placar em 82 no último minuto. Porém, com um bom passe, Lebron James consegue encontrar Chris Bosh, que sozinho converte 2 pontos e coloca Miami na frente.


Dallas teve a chance de levar a partida para a prorrogação com Nowitzki no 4 últimos segundos, porém, uma ótima defesa individual executada por Udonis Haslem impede que o alemão tenha um arremesso tranquilo, fazendo-o errar (ainda que por pouco) e dando a vitória ao time da Florida.

Agora a série empatada em 2-1 chega ao jogo 4. Uma partida decisiva para Dallas, que precisa da vitória, a fim de voltar para Miami sem a chance de ver o oponente levantar o caneco no jogo 5.

O jogo 4 acontece hoje as 22h e podemos esperar uma partida tão física quanto as últimas três.

sábado, junho 04, 2011

Ricky Rubio acerta sua ida à NBA

Por Raphael Martins.

Após dois anos negociando com a franquia de Minnesota, o armador espanhol Ricky Rubio decidiu que era hora de levar o seu jogo para o Target Center (casa dos wolves).

Os Timberwolves draftaram Ricky utilizando a quinta escolha do draft de 2009. No entanto, o armador tinha uma multa rescisória avaliada em 6 milhões de dólares, e essa deveria ser paga para deixar sua atual equipe, o FC Barcelona.

A grande quantia necessária para sair de seu clube e o fato de que a multa deveria ser paga pelo próprio jogador, obrigou Rubio a adiar sua ida à NBA, gerando rumores de que o jovem não queria se juntar a franquia de Minnesota.

Por ficar mais dois anos na Europa após ser draftado, a multa caiu, se tornando mais viável para a realidade financeira dos Wolves. Seguindo as regras da NBA, a franquia de Minnesota, só pode pagar 500 mil dos 1,4 milhões necessários para tirar Rubio de Barcelona, por isso, os T 'wolves tem entrado em contato com empresas locais procurando patrocínios que ajudem a pagar o contrato do espanhol.

Pelo fato de o Barcelona ter chegado às finais da Liga Espanhola de basquete, Ricky Rubio só poderá ser apresentado aos torcedores de Minnesota após o fim do torneio, que termina na 3ª ou 4ª semana de Junho, dependendo do número de jogos necessários na decisão.


Os T'wolves venceram apenas 32 jogos nas suas últimas duas temporadas e acreditam que com as assistências de Rubio, a dupla Michal Beasley e Kevin Love será capaz de levar a franquia aos Playoffs novamente.

sexta-feira, junho 03, 2011

Dallas bate o Heat de virada em Miami - Temos uma série!



Por Philippe Matta.
Ontem a noite rolou o segundo jogo das finais da NBA. A série, agora empatada em 1-1, toma um rumo MUITO interessante, enquanto nos dirigimos para Dallas , onde acontecerá o jogo 3 no Domingo.

O jogo parece ter se dividido em três partes completamente diferentes:

Os dois primeiros quartos:
A partida seguia em um equilíbro fantástico. Nada estava resolvido. O primeiro e o segundo quartos terminaram empatados (28-28 e 23-23 respectivamente) resultando num placar de 51-51 na ida para o intervalo.
Dwayne Wade já mostrava que aquele seria o seu jogo. Fazendo milagres tanto na defesa, quanto no ataque, estimulava os companheiros de time a participarem do jogo.

O terceiro quarto e a metade do último período:
Os times voltaram dos vestiários como se estivessem no começo de uma nova partida. Miami vinha com uma nova motivação, anulando completamente as ações de Dallas e aproveitando suas jogadas ofensivas.
D. Wade fazia um show a parte, tendo Lebron James como seu coadjuvante e Chris Bosh com uma atuação discreta, mas não menos importante. Com 7:14 por jogar no último período, o placar era de 88-73, uma liderança de 15 pontos para o time da Florida. O jogo parecia decidido e já se podia escutar os gritos de "MVP" dirigidos ao camisa 3 do Heat.

Os últimos 7:14:
Depois de uma cesta de 3 pontos da estrela da noite (Dwayne Wade) Dallas gasta um pedido de tempo. Na volta à quadra, quando tudo já parecia perdido, o time liderado por Dirk Nowitzki, começa uma reação histórica! A equipe voltou com um novo esquema defensivo, fazendo Miami aproveitar apenas 2 das suas últimas 12 posses de bola, enquanto no ataque, os Mavericks faziam o incrível aproveitamento de 11 das últimas 12 posses, virando o jogo e colocando um ponto final na partida com apenas 3,9 segundos para o final, com uma bandeja do alemão, que por sinal jogava com o dedo machucado.

O jogo termina 95-93, uma vitória incrível para Dallas e uma derrota amarga para Miami que viu a chance de ir para o jogo 3 com uma liderança confortável escorrer pelas mãos.


Alguns números e curiosidades sobre a partida:

-É a primeira vez desde 1992 que um time consegue virar o jogo estando 15 pontos atrás no último quarto.
-É a terceira vez em quatro jogos que Dallas consegue uma virada estando pelo menos 8 pontos atrás no último quarto.

Por Miami:
-Dwayne Wade: 36 pts; 6 assistências; 5 rebotes
-Lebron James: 20 pts; 4 assistências; 8 rebotes; 5 turnovers

Por Dallas:
Dirk Nowitzki: 24 pts; 4 assistências; 11 rebotes
Shawn Marion: 20pts; 3 assistências; 8 rebotes


quarta-feira, junho 01, 2011

Shaq pendura a camisa


Por Philippe Matta.
Aos 39 anos, um dos maiores pivôs da históra da NBA anuncia sua aposentadoria de um jeito bem ao seu estilo: por um vídeo bem descontraído de 16 segundos.
Shaquille O'neal fez seu nome durante os 19 anos que permaneceu na liga, passando por 6 diferentes equipes e ganhando 4 títulos.

Aos 19 anos foi a primeira escolha geral do Draft, selecionado pelo Orlando Magic, time pelo qual jogaria 4 temporadas e levaria a equipe à primeira final de campeonato da franquia, em 1995 (sendo derrotado pelo Houston Rockets).

Em 1996, Shaq faz as malas e se muda para Los Angeles, onde jogou por 8 temporadas com os Lakers ao lado de Kobe Bryant e sob o comando de Phil Jackson. Lá ganhou 3 títulos seguidos (2000, 2001 e 2002), sendo o MVP (melhor jogador) das três ocasiões. Foi o auge de sua carreira.

No ano de 2004, o pivô de 2,16 metros chega ao Miami Heat onde jogaria por mais 4 anos, dessa vez ao lado de outra promessa: Dwayne Wade. Dois anos depois de sua chegada, a dupla  que se mostrava cada ano mais entrosada, garantiu mais um título para a bagagem de Shaq.

Em 2008, ele vai para Phoenix, onde não conseguiu muita coisa ao lado do também veterano Steve Nash. Logo no ano seguinte o pivô troca de equipe: dessa vez indo ao Cleveland Cavaliers, para repetir o feito obtido em Miami, mas agora, com o astro Lebron James. No entanto, Shaq, tem mais uma temporada improdutiva; a idade começa a pesar.

Em 2010, O'neal fecha um contrato promissor de 2 anos com o Boston Celtics. Ao lado de Kevin Garnett, Paul Pierce e Ray Allen, Shaq tentava a busca por mais um título, mas foi impedido devido à inúmeras contusões.

Ao final dessa temporada, Shaq jogou somente 37 dos 82 jogos possíveis. Durante os playoffs só apareceu em 2 partidas, somando apenas 12 minutos e 2 pontos.

Antecipando o encerramento do contrato, o grandalhão e muito bem humorado pivô encerra sua carreira como jogador e com certeza deixará muita saudade!!


Alguns Números de sua carreira:
- Total de Pontos: 28.596 (5° maior pontuador de todos os tempos)
- Média de pontos por jogo: 23,7
- Média de rebotes por jogo: 10,9
- Porcentagem de acertos nos arremessos de quadra: 58,2%
- Porcentagem de acertos nos lances livres: 52,7 %
- Média de tocos por jogo: 2,3
- Títulos da NBA: (2000, 2001, 2002 e 2006)
- Prêmios de MVP: 1 (2000)
- Nomeado Novato do ano em 1993
- Número de vezes que foi selecionado para o All-Star Game: 15



Miami Heat leva a melhor e abre 1-0 nas séries finais

Por Raphael Martins.
E o Miami Heat levou a vitória no jogo 1 das finais da NBA, batendo o Dallas Mavericks por 92-84. Agora a série que está em 1-0 para a equipe da Florida terá continuação na quinta-feira, ainda na AmericaAirlines Arena (Miami).

Os destaques da partida vão para os alas de Miami: Dwyane Wade com 22pts/10rebs e Lebron James com 24pts/9rebs.

O Heat esteve em desvantagem na maior parte da partida e no terceiro quarto chegou a estar perdendo por oito pontos de diferença. No entanto, após uma forte recuperação do time, o astro Lebron James acertou uma cesta de três pontos desequilibrado no fim do penúltimo quarto, colocando o Miami na frente por quatro pontos e aumentando a moral da equipe, que decolou no último período.

Como o blog Half Time havia destacado, as bolas de três de Miami foram decisivas para desmontar a defesa de Dallas. Lebron James terminou a partida com 4 acertos de seus 5 chutes de longa distância, e a equipe de Miami, com 11 de 24 tentativas de três pontos.

Fatores essenciais para a vitória do Heat:
- O Miami Heat dominou a disputa de rebotes ofensivos com 16, a equipe texana, apenas 6.
- A defesa do Heat limitou Nowitzki a 38,9% (7-18) de acertos em quadra.
- Nowitzki machucou o seu dedo médio da mão esquerda (Dirk é destro). Vamos conferir se essa lesão prejudicará sua performance nas finas.

Quinta feira, 22h, acontece o jogo 2. Até lá!