quarta-feira, fevereiro 29, 2012

O Desabafo de Bynum


"Para mim não importa. Eu não leio os jornais. Há um banco em cada cidade e eu vou jogar basquete, independente da cidada que eu estiver". Assim cravou Andrew Bynum, perguntado sobre os rumores que poderia estar envolvido em uma mega-troca com o Orlando Magic. O pivô do Lakers está certo ou errado ou fazer uma declaração tão forte?

Já não é a primeira vez que Bynum vê seu nome e a palavra "troca" em uma mesma frase. O Lakers desde a troca vetada pela NBA, que traria Chris Paul, pensa em se livrar de Andrew Bynum. Inegável o talento do jovem pivô. Facilmente com potencial para ser um dos melhores hoje no jogo. Já há quem o considere. Chris Webber e Shaq pensam assim. O problema com Bynum é o seu custo/ benefício. É muita grana e muita insegurança. Como desenbolsar a farta quantia de U$16 milhões e não poder contar com um jogador totalmente recuperado de suas lesões?

Bynum teria motivo então para declarar o que declarou. Um jogador nunca vai gostar de ser preterido pelo seu atual clube. Se o Lakers o envolve em uma troca, para Bynum, em outras palavras significa claramente "Você não serve mais aqui". Como se concetrar, focar e estar confiante quando o seu próprio chefe tenta empurrar você goela abaixo para meia-dúzia de times?

Só que ao mesmo tempo, a frase de Bynum é extremamente polêmica. Quando Bynum diz que "Há um banco em toda cidade", o pivô desconsidera o carinho de Los Angeles que o acolheu tão bem. Passa-se também uma impressão de desleixo e profissionalismo levado às últimas consequências. Desleixo porque ao falar isso, Bynum mostra que pouco importa onde jogue, o que vale é ser pago. Já o profissionalismo em excesso não é positivo.

Ao dizer que jogará onde for, portanto que receba seu salário, Bynum desconstrói o amor e paixão por uma equipe. Sentimento hoje quase impossível entre time e jogador, mas que com certeza contribui na produção de um atleta. Um jogador motivado e jogando por paixão tende a jogar muito mais que um jogador que joga basquete apenas para ser pago.

Vale lembrar também como Gasol está este ano. Após milhares de especulações e boatos, o espanhol se vê em uma temporada sofrível. Caminho natural para um jogador sem confiança alguma.

Bynum está errado? Não. Falou o que pensa e passa na sua cabeça. Mas que suas declarações caem como uma bomba no vestiário do Lakers. Ah, isso caem.

Obs: A troca envolvendo D12 no LAkers emperraram e parece ser boato mesmo. Aguardar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário