Todo ano é sempre a mesma história. Chovem comparações entre LeBron James e o maior de todos os tempos, Michael Jordan. Mas a conversa mal começava e já terminava com o argumento "LeBron não tem anéis". E nada mais justo. Não dava para comparar LeBron James com Michael Jordan. Mas após o primeiro título de James, a conversa já pode se alongar?
Para Charles Barkley, integrante do Dream Team de Atlanta e hoje comentarista da NBA, a resposta é sim. Barkley acredita que, ao fim da carreira, LeBron James poderá ser lembrado como o maior jogador que já passou pelas quadras da NBA e, consequentemente, como o maior jogador de basquete da história.
As épocas são diferentes e LeBron atua em um basquete mais físico. Não falta ao ala explosão e força. James é maior e mais agressivo que Michael Jordan e isso conta de positivo ao ala do Miami Heat. Mas Michael Jordan tem algo que LeBron ainda precisa adquirir, se é que isso é possível. Determinação, garra e poder de decisão.
O karma de LeBron James pode ter se encerrado com a conquista do 1º título, mas pode também continuar. LeBron ficou marcado por enormes fracassos e desastres em jogos em que a equipe defendida pelo King mais precisou. Principalmente os jogos finais da temporada 2010-11. Com Michael Jordan, a história era justamente outra.
MJ decidia como ninguém. Pontuava, era líder e brilhava nos momentos em que era preciso ser o melhor. A determinação do maior da história era invejável e incomparável. Outro fator que pesa positivamente para o lado do ex-jogador do Chicago Bulls é a capacidade de anotar jumpshots. Se LeBron é mais explosivo e dominante no garrafão, Jordan é um arremessador muito superior ao jovem rival.
Outra comparação óbvia é o número de anéis. LeBron ganhou o primeiro. Jordan possui 6 títulos e mais 6 troféus de MVP das Finais. Lógico que também não se mede quem foi o melhor apenas por número de títulos. Afinal, a discussão é justamete quem foi o melhor, e não quem foi mais campeão. Mas a diferença entre Jordan e LeBron ainda é gritante e ainda tende muito para o lado de MJ.
LeBron é um personagem midiático, relaciona-se muito bem e é adorado pela mídia. É ícone entre crianças e é sim possível que seja visto como o maior de todos quando se aposentar. Vale lembrar que James tem 27 anos e 9 temporadas. Ainda pode vencer muitos outros títulos e escrever ainda mais o ome na história do basquete mundial contemporâneo.
Se ele chegará a ser superior que Michael Jordan? É possível que sim, apesar de extremamente improvável
Nenhum comentário:
Postar um comentário