quinta-feira, agosto 02, 2012

Novo Líder em Boston


Foi-se a época de Paul Pierce, Kevin Garnett e Ray Allen. Não que os dois primeiros não continuem tendo papel importante no Boston Celtics, mas está mais claro do que nunca que o time antes comandado pelo trio, agora, passa a ser liderado pelo armador. E quem disse isso não foi nada mais, nada menos que o respeitado treinador do time de Massachussetts, Doc Rivers.

O treinador do Celtics ratificou essa posição e ficou do lado do armador, acusado de ser um dos responsáveis pela saída de Ray Allen para o Miami Heat. "As pessoas podem usar isso de que o Rondo tinha problemas de relacionamento com Ray Allen. Sim, realmente tinham, mas foi mais eu do que o Rondo. Eu fui o cara que deu a bola para Rondo e isso não significa que algumas pessoas gostaram disso, entre elas Ray", defendeu o treinador do Celtics, em entrevista ao Yahoo Sports.

Essa foi a primeira vez que não se ouve rumores sobre uma suposta troca envolvendo Rajon Rondo e também a primeira vez que Rivers escancarou sua defesa em torno do armador. De quase jogador trocado, para conseguir Chris Paul antes do início da temporada, a estrela que se monta um time em torno, a ascensão de Rondo como franchise player de Boston veio muito em função das seguras atuações na última temporada.

Com médias sólidas de 11.9 pontos por jogo e a liderança na liga em médias de assistência com 11.7, Rondo levou Boston a outro patamar e fez a equipe verde sonhar até em derrotar o poderoso Miami Heat. De time envelhecido e acabado, Rondo colocou Boston de volta a conversa de melhores times da Liga e comandou uma incrível sequência de recuperação pós-All Star Game.

Rivers admitiu ainda  que foi dando poder e liderança aos poucos para o jogador de 26 anos. Rondo soube assumir a posição e garantiu seu lugar como um dos principais armadores da Liga. Hoje é fundamental para o esquema de Boston. De um time armado sobre três pilares, Boston hoje tem como protagonista o seu armador e vê Garnett e Pierce como coadjuvantes de luxo.

"Durantes os Playoffs, eles entenderam que Rondo é o líder do time. Todos jogam com ele. Garnett é ainda um ótimo jogador e Pierce é o nosso melhor pontuador. Cada um entendeu seu papel no time", afirmou Doc Rivers.

A nova responsabilidade assumida por Rondo não tira dos outros dois veteranos o importante papel exercido por cada um. Garnett e Pierce ainda vão ser fundamentais para Boston sonhar com um próximo anel. Mas Boston viu temporada passada que pode contar com uma nova estrela. Que pode confiar em Rondo para montar um time que possa vencer campeonatos quando a janela de Pierce e Garnett se fechar.

Boston teve a prova de que Rajon Rondo tem o gene da liderança. Soube passar de jogador secundário a estrela da companhia. Resta saber quais serão os próximos passos do armador como líder. À primeira vista, ele não parece ter problemas em assumir tal posto. Porque isso é o Rondo faz de melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário