quinta-feira, setembro 27, 2012

Fim do Lockout


Ilusão e ingenuidade. Apesar do lockout dos árbitros ter acabado oficialmente na noite de ontem, a greve dos árbitros teve seu verdadeiro fim na segunda-feira. Green Bay e Seattle jogavam pelo Monday Night Football. Todos os EUA de olho na difícil vitória dos Packers sobre os Seahawks. Último lance do jogo. Green Bay se defendia e Seattle vinha pra cima com uma Hail Mary. Seattle perdia por 12 x 7 e teria mais uma chance de vencer. Apenas 8 segundos restantes, Russell Wilson joga a boa pro alto em direção à endzone. E aí vem a grande polêmica.

O que viria a ser uma interceptação do cornerback M.D. Jennings virou passe para TD e vitória do Seattle Seahawks. A NFL via em pleno horário nobre toda a política de apostar em árbitros amadores ruir. A INT que virou TD e que virou pesadelo para Roger Goodell e toda a NFL. Pressionada por todos os lados, a liga de futebol americano se viu na posição de deixar o orgulho e ganância de lado e, enfim, pôr fim ao lockout dos árbitros.

Brigas e mais brigas por anos para construir reputação e sucesso, não só nos EUA, mas também no mundo, vinha por água abaixo. E a culpa é da própria NFL. Goodell e companhia não se importou em resolver um lockout que, a princípio, nunca nem deveria ter se instalado. Mas os valores mexeram com a Liga.

Mesmo sem precisar se preocupar com isso, já que a NFL é a Liga mais lucrativa dos EUA, Roger Goodell apostou que os estádios continuariam cheios e que os espectadores continuariam sendo milhões e mais milhões. De fato continuaram. Mas a NFL não precisava que a situação ficasse tão feia para acordar um novo contrato com os árbitros.

Hoje, quando os veteranos voltarem aos gramados, a esperança depositada neles por quem gosta e ama o futebol americano nunca terá sido maior. Esse público respira, agora, aliviado. É o fim dos jogos  mais longos que o habitual. É o fim das enormes conversas e discussões entre as jogadas. Mas mais do que tudo isso. É o fim dos bizarros erros que a NFL viu e nada fez em 3 rodadas de temporada regular.

Não que os árbitros ditos titulares não errem, mas torcedores, jogadores e técnicos vão poder respirar um pouco mais aliviados e terem menos o que se preocupar, a partir de hoje. Já a NFL agora volta a tentar recuperar a credibilidade com o tempo perdido até que o lockout dos árbitros acabasse. Espera que o foco volte a ser dentro do campo, e não fora dele.

Com odos os olhares voltados para o que acontece no jogo de futebol americano, a NFL mascara o lockout que nunca deveria ter acontecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário