Com apenas mais um mês de temporada regular, a NFL entra na Semana 13 de competição com 26 times ainda vivos por uma vaga na pós-temporada e apenas cinco jogos restantes para cada equipe. No jogo que abriu a rodada, o Atlanta Falcons (11-1) recebeu o New Orleans Saints (5-7) e jogou um balde de água fria nas esperanças do rival. Em vitória por 23 a 13, Atlanta ainda interrompeu o recorde de Drew Brees. Até o jogo de ontem, o quarterback havia lançado pelos menos um touchdown em 54 jogos seguidos.
Em duelo crucial para a classificação aos playoffs, o Seattle Seahawks (6-5) visita o Chicago Bears (8-3). Apesar de muito questionado, o quarterback calouro de Seattle, Russell Wilson, já levou o time a seis vitórias no ano e lidera a NFL em rating no mês de novembro, com 146,1. "Precisamos manter o foco nesse jogo que temos pela frente e continuar brigando por uma vaga". Em Chicago, o treinador Lovie Smith ficou satisfeito com o último resultado em cima do Minnesota Vikings (6-5). "Voltamos a vencer e era isso que queríamos", disse.
No clássico da Conferência Nacional, o Minnesota Vikings ainda sonha em beliscar uma vaga na repescagem, mas para isso, vai precisar bater o rival Green Bay Packers (7-4). No confronto de divisão, os times buscam a reabilitação, depois das duas equipes perderem na semana passada. Green Bay foi atropelado pelo New York Giants (7-4) e o Vikings caiu diante do Chicago Bears. A esperança de Minnesota é o melhor corrededor da NFL, o running back Adrian Peterson. Já o Packers espera que Rodgers tenha uma atuação muito melhor do que a da semana passsada.
Pittsburgh Steelers joga a vida contra o rival Baltimore Ravens
A Semana 13 também conta com a grande rivalidade entre Pittsburgh Steelers (6-5) e Baltimore Ravens (9-2). No M&T Bank Stadium, casa do Ravens, Baltimore busca vencer para assegurar a liderança da divisão norte da Conferência Americana. Uma vitória também complicaria muito a vida do maior rival. Apesar de ter treinado essa semana, Ben Roethlisberger não poderá ser usado no jogo de domingo. Desde a saída de "Big Ben", Pittsburgh perdeu para o próprio Ravens e para o Clevelenad Browns (3-8).
A apenas uma vitória de garantir o título da divisão oeste da Conferência Americana, o Denver Broncos (8-3) recebe o Tampa Bay Buccaneers (6-5). Denver vem de seis vitórias consecutivas, enquanto Tampa Bay ganhou quatro dos últimos cinco jogos. Confiante, Greg Schiano, treinador do Bucs, está animado para o confronto de domingo. "Vamos fazer o nosso melhor e ter certeza que isto é mesmo tudo que podemos dar", afirmou Schiano. Em caso de vitória do Broncos, Peyton Manning chegará à 150ª vitória da carreira, segunda melhor marca da história.
Pelo Sunday Night Football, o Philadelphia Eagles (3-8) vai ao Cowboys Stadium encarar Dallas (5-6). Após mais uma decepcionante temporada, o objetivo do Eagles agora é também terminar com as chances do Dallas Cowboys chegar aos playoffs. A missão de Dallas parece ser fácil. Bater um time que perdeu sete vezes seguidas. Mas para conseguir a vitória, o Cowboys vai precisar vencer dentro de casa. Em 2012, o time perdeu em três das cinco ocasiões quando atuou frente à torcida texana.
No jogo que encerra a rodada, o New York Giants (7-4) vai à capital dos Estados Unidos para encarar o Washington Redskins. No último encontro entre as duas equipes, Victor Cruz recebeu passe de 77 jardas para vencer o jogo com apenas 1:13 para o fim. Em Nova York, Eli Manning vem de uma grande atuação contra o Green Bay Packers (7-4), na semana passada. O atual MVP do Super Bowl lançou três touchdowns e tornou-se o quarterback da história do Giants com mais touchdowns aéreos, 200.
Já Washington conseguiu duas vitórias seguidas, com direito a atuações de gala do calouro Robert Griffin III. O novato acertou 34 dos 43 passes que tentou, lançou 511 jardas e anotou oito touchdowns, contra apenas uma interceptação. O espírito de liderança e a maturidade do jogador foram elogiadas pelo treinador Mike Shanahan. "Voltamos da semana de folga com as costas na parede e ele chegou para o time e disse que precisávamos dar o nosso melhor. Isso é o que um líder deve e precisa fazer", disse o treinador.
Confira a rodada completa abaixo:
Quinta-feira:
Atlanta Falcons (11-1) 23 x 13 New Orleans Saints (5-7)
Domingo:
Buffalo Bills (4-7) x Jacksonville Jaguars (2-9)
Chicago Bears (8-3) x Seattle Seahawks (6-5)
Detroit Lions (4-7) x Indianapolis Colts (7-4)
Green Bay Packers (7-4) x Minnesota Vikings
Kansas City Chiefs (1-10) x Carolina Panthers (3-8)
Miami Dolphins (5-6) x New England Patriots (8-3)
New York Jets (4-7) x Arizona Cardinals (4-7)
Saint Louis Rams (4-6-1) x San Francisco 49ers (8-2-1)
Tennessee Titans (4-7) x Houston Texans (10-1)
Denver Broncos (8-3) x Tampa Bay Buccaneers
Baltimore Ravens (9-2) x Pittsburgh Steelers (6-5)
Oakland Raiders (3-8) x Cleveland Browns (3-8)
San Diego Chargers x Cincinnati Bengals (6-5)
Dallas Cowboys (5-6) x Philadelphia Eagles (3-8)
Segunda-feira:
Washington Redskins (5-6) x New York Giants (7-4)