segunda-feira, março 05, 2012

Entenda o Bountygate


E mais um escândalo chegou à NFL. E mais um escândalo envolvendo um time grande. Se há quatro anos atrás só se falava no chamado Spygate, em que o New England Patriots teve informações, vídeos e fotos de outros times para melhor se preparar contra eles, como em um verdadeiro filme de espião, desta vez temos o Bountygate. Bounty em inglês é recompensa. E é aí que se pauta a nova bomba na NFL.

O repórter da ESPN, Adam Schefter publicou que a NFL estava investigando o New Orleans Saints. O time dos Saints é suspeito de estar envolvido em um esquema em que jogadores da linha de defesa receberiam entre 5 a 10 mil dólares, caso conseguissem lesionar um jogador vital do time de ataque adversário. O responsável seria o coordenador de defesa de New Orleans, Gregg Williams. Os principais alvos foram Kurt Warner e Brett Favre.

Com caráter inédito, o mundo de quem acompanha o futebol americnao foi tomado de surpresa. Como alguém faria isso com um companheiro de trabalho, mesmo este sendo seu adversário? Mas relatos de próprios ex-jogadores de defesa já mostram que há sim na NFL algumas apostas individuais entre estes jogadores. Um big hit, ou seja, uma pancada mais forte valeria algo em torno de 100 a 500 dólares. Uma forma de motivação entre os próprios jogadores. A grande diferença agora é que o valor seria pago, caso o jogador do outro time saísse, devido uma lesão.

A crise agora respinga no, até então, intocável New Orleans Saints. Saints do quarterback fantástico Drew Brees e do fora de série Sean Payton. Assim como respingou no New England Patriots. Quatro anos após o escândalo de espionagem, New England até hoje tenta recuperar sua imagem. Se tornou uma das equipes mais odiadas nos EUA.

O mesmo pode acontecer com os Saints agora. O segundo time de todos, devido ao desastre do furação Katrina, pode perder popularidade. New Orleans também deve ser multado e perder algumas escolhas no draft, se realmente confirmado o sistema de caça a recompensas.

É preciso também calma antes de julgar o New Orleans Saints. Não sabemos se este foi um caso em particular ou se ser pago para tirar jogadores de campo é uma estratégia adotada por muitos os times na NFL, mas que só foi descoberta e trazida à tona na sexta passada. Fato é que a imagem do New Orleans Saints sofreu um forte baque. E será preciso muito tempo para repará-la.

OBS: Vale lembrar que a lesão no futebol americano, como em qualquer outro esporte, é um risco que o atleta tem de enfrentar quando entra em campo. Elas nunca vão deixar de ocorrer. A discussão aqui é a busca por uma lesão de forma intencional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário