Deu muito o que falar o mais recente artigo escrito para o site da ESPN Americana. Assinado pelo jornalista Austin Link, o autor defende que depois de Michael Jordan, o melhor jogador da NBA não foi Magic Johnson, Larry Bird ou Kobe Bryant, mas sim LeBron James.
Logo de cara assusta. Como LeBron pode estar na frente de figuras importantíssimas da história da NBA e do basquete mundial? Como eleger um jogador que nem ao menos tem um título de campeão? Link explica. Usando números, Link chama LeBron de um monstro das estatísticas. O jogador do Miami supera em números os três tidos como maiores, depois de Michael Jordan. Só perde justamente para Jordan.
Link também afirma que enquanto muitos podem achar que LeBron é uma falha nos Playoffs, ele aponta bons jogos para o portfólio de LeBron. 2008 contra o Celtics, 2007 batendo o Pistons e ano passado contra o Chicago Bulls.
Mas o que chama atenção em LeBron é a dificuldade em saber ser decisivo quando preciso. LeBron não sabe fechar jogos. E isso é um fator para julgar quem foi melhor depois de Jordan. Em Miami, há quem o chame de Robin. Batman seria Wade. E por mais que LeBron seja jovem, é difícil ler que James foi o 2º maior da história e não lembrar logo de cara as patéticas atuações na final contra Dallas.
Ainda é muito cedo para discutir o legado de LeBron James na NBA. A tendência é que ele vença um anel e a discussão sobre ser um jogador amarelão ou não diminua. Mas, hoje, ele não é maior que Kobe, Duncan, Magic ou Bird. Se formos considerar apenas temporadas regulares, talvez seja. Só que não dá para medir "quem foi melhor?" desconsiderando títulos e feitos.
LeBron tem mais uma chance este ano. Deve estar na final da NBA. O Bulls, sem Rose, deve cair na 1ª rodada para o 76ers. O caminho está livre e fácil até encarar Spurs, Lakers ou Thunder, na final, em junho. Mas o discurso e postura de James precisam mudar. Nada menos que um título este ano importa para o jogador. Ele já discorda. Declarou algumas semanas atrás que não vencer o título, não significa que a temporada foi um desatre.
Sim. Será. E cabe a LeBron provar o porquê é tido por muitos como "The King"
Nenhum comentário:
Postar um comentário