Após punir técnico, General Manager e coordenadores, a NFL divulgou ontem os jogadores do New Orleans Saints punidos pelo escândalo das recompensas para lesionar jogadores adversários, de forma intencional. Anthony Hargrove, Will Smith e Scott Fujita pegaram 8, 4 e 3 jogos de suspensão, respectivamente. Mas a punição que realmente chamou atenção foi a do linebacker dos Saints, Jonathan Vilma.
Vilma foi suspenso, nada mais, nada menos, que de toda a temproada 2012-13. Sem poder recorrer ou pagar uma fiança para diminuir sua pena. A notícia logo repercutiu no mundo do futebol americano. Vilma se disse surpreso com a decisão do comissário Roger Goodell e negou todas as acusações.
- Estou extremamente decepcionado com a a decisão da NFL de me suspender
por toda a temporada. O comissário Roger Goodell se recusou a
compartilhar qualquer uma das acusações que nos incriminaria e ele diz
ter. Nunca paguei ou pensei em pagar qualquer quantia de dinheiro para
um companheiro do meu time tirar do jogo outro jogador - afirmou o linebacker.
Já a NFLPA, associação de jogadores da NFL, disse que a Liga ainda não passou a eles nenhuma evidência que faça com que a punição seja justa ou que a acusação se confirme.
- Temos certeza que a punição sem as acusações provadas não é justa. Falamos com nossos jogadores e representantes e vamos protestar intensamente e buscar opções em nome dos jogadores envolvidos nas acusações e punições - declarou a NFLPA
Já a NFL tem a posição de que a punição é condizente com o que foi investigado. A Liga também afirmou que os jogadores punidos foram chamados, mas não quiseram dar explicações ao comissário Roger Goodell.
E aí está a maior ironia de todo o caso. Como o jogador é acusado e não vai se defender? Vilma, em nota oficial, afirmou estar surpreso com a punição aplicada sobre ele. Mas como surpreso? Se qualquer um dos outros punidos falasse isso, seria considerável. Mas o nome de Vilma sempre esteve ligado, desde quando pipocaram as primeiras informações sobre o assunto.
Jonathan Vilma é inocente, segundo ele, mas não entra na minha cabeça a pessoa ser acusada por meses e mais meses e só quando é punida declarar não ter conhecimento das acusações. Por que não foi se encontrar com Goodell para conversar e provar sua inocência antes. Por que esperar ser punido para reclamar?
A história ainda deve dar muito pano pra manga. Goodell manteve a posição de aplicar punições exemplares aos supostos envolvidos, como havia prometido. Cabe aguaradar agora pra ver se elas serão mantidas. Se a NFL manter seu histórico, tudo deve ser ratificado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário