quarta-feira, outubro 03, 2012

Ainda o cara


A NBA volta apenas em novembro, mas os training camps já começaram. E o time que todo mundo quer ver em quadra já está reunido. O Los Angeles Lakers desta temporada reúne uma game de talentos invejável. Além dos medalhões Kobe Bryant e Pau Gasol, este ano juntam-se aos dois Dwight Howard e Steve Nash.

No papel, possivelmente, o melhor elenco da NBA. Ainda é cedo para afirmar se na prática todo a expectativa em cima dos Lakers se confirmará, mas vai ser interessante ver essas engrenagens fazerem Los Angeles funcionar. 

A primeira grande pergunta é de quem é o time? Mesmo com a chegada de uma estrela como Dwight Howard, não há dúvidas. Kobe será a figura principal até se aposentar. Mesmo com seus tão falados 34 anos, o armador é a alma da equipe. Cabem aos outros apenas respeitar o papel que Kobe tem dentro do Lakers.

Ainda nesta linha, podem Nash e Kobe coexistir dento de quadra? A pergunta vem já que Nash sempre foi o dono do Phoenix Suns. Tem um estilo de jogo em que ele é o centro do seu próprio universo. Segura a bola, abusa dos pick 'n rolls e acha arremessadores livres para pontuar. Nem de perto o jogo que Kobe gosta e está acostumado.

Mas Nash jogava assim em Phoenix. Não tem a mesma moral para chegar em Los Angeles e mudar completamente o estilo de jogo do Lakers. São 5 anéis de Kobe e toda a reputação conquistada ano após ano contra nenhum anel de Nash.

Não que Nash não tenha vez em Los Angeles. Ele será o armador, terá a bola muito tempo e conseguirá ser o jogador que o Lakers busca há tantos anos. Mas ainda assim Kobe será o cara por lá.

Kobe é constantemente chamado de egoísta por passar pouco a bola. Apesar de Kobe negar, fato é que o Black Mamba ao longo dos anos chutou mais vezes em direção ao aro. Mas justamente por não ter um armador ao seu lado. As coisas agora devem ser diferentes. Kobe jogará ao lado de 3 grandes jogadores. Azar é de quem tiver que defender esse novo Lakers.

Em tempo, 5 meses após uma cirurgia nas costas, Dwight Howard voltou às quadras. O treinador Mike Brown gostou do que viu e conta as horas para que Howard seja 100% liberado para ajudar o Lakers. Quem viu, disse que o pivô está bem, saudável e feliz. Sorte de Los Angeles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário