terça-feira, outubro 16, 2012

Só acaba quando termina


Ao longo dos anos, o fã da NFL pôde testemunhar algumas muitas viradas. Desde jogos de temporada regular a confrontos de playoffs, o futebol americano sempre teve grandes momentos e viradas dramáticas, como a que Peyton Manning protagonizou contra o San Diego Chargers. Com 24 pontos atrás no placar ao fim do primeiro tempo, o quarterback  voltou para os últimos 30 minutos e conseguiu a virada para o Denver Broncos, por 35 a 24, em cima do rival San Diego Chargers, pelo Monday Night Football da sétima semana da NFL

Em jogos de temporada regular desde o início do Super Bowl (1966), essa foi apenas a quarta vez na história da NFL que um time conseguiu vencer após ir para os vestiários com uma vantagem igual ou superior a 24 pontos. O LA Raiders, em 1988; e o St.Louis Rams, em 1992, integram as franquias que venceram após reverterem uma desvantagem de 24 pontos. Já a maior virada em jogos de temporada regular é do San Francisco 49ers que venceu o New Orleans Saints depois de ir para o intervalo 28 pontos atrás.

Confira abaixo algumas das maiores viradas da história da National Football League:


Houston Oilers 38 @ 41 Buffalo Bills - 1993


Conhecido nos Estados Unidos como "The Comeback" ("A Reação"), o jogo de wildcard entre o Houston Oilers e o Buffalo Bills é considerado a maior virada da história dos esportes norte-americanos. O Buffalo Bills conseguiu se recuperar após estar atrás 32 pontos no placar e vencer o jogo com um chute de field goal na prorrogação.

O Houston Oilers batia o time da casa por 35 a 3, mas o QB Frank Reich comandou a equipe de Buffalo que anotou 28 pontos apenas no terceiro quarto. No último período, os Bills passaram à frente com um TD, mas os Oilers levaram o jogo para o tempo adicional com um chute de field
goal.

Em uma das prorrogações mais dramáticas da NFL, o QB do Houston Oilers Warren Moon foi interceptado e duas jogadas depois viu o kicker Steve Christie acertar um field goal de 32 jardas e selar a vitória do Buffalo Bills na maior virada da história da NFL.

New Orleans Saints 35 @ 38 San Francisco 49ers - 1980


O jogo não era um dos mais empolgantes da 14ª semana da temporada de 1980. O San Francisco 49ers tinha fraca campanha de apenas 5 vitórias em 13 jogos. Já o New Orleans Saints era o saco de pancadas da temporada e havia perdido todos os 13 jogos no ano. Mas o dia 7 de dezembro daquele ano ainda reservaria muitas surpresas.

Surpreendentemente ao fim do primeiro tempo, o New Orleans Saints vencia por 35 a 7 e via chegar a primeira vitória do ano. Mas o time da Louisiana não esperava que o San Francisco 49ers fosse capaz de uma das maiores viradas da história dos esportes norte-americanos. Era apenas o sexto jogo da carreira de Joe Montana, considerado por muitos o Pelé do futebol americano, mas o quarterback já mostrava que podia se tornar um dos melhores da Liga na posição.

Com 3 TDs, um terrestre e dois aéreos, Montana colocou o 49ers de volta ao jogo e na prorrogação, posicionou o kicker Ray Wersching para bater um field goal de 36 jardas e dar aos 49ers o que é, até hoje, a maior virada de um jogo de temporada regular.


San Francisco 49ers 38 @ 28 Philadelphia Eagles - 1989

O Philadelphia Eagles vinha de uma virada de 20 pontos contra o Washington Redskins, mas contra o San Francisco 49ers, provou do próprio veneno. O time da Pensilvânia vencia por 21 a 10 no último quarto, mas com uma das maiores atuações individuais em único período da história da NFL, Joe Montana conseguiu fazer que os 49ers virassem. O quarterback teve 4 TDs, 227 jardas em 11 passes completados de 12 tentados e fez os 49ers vencerem por 38 a 28.


Indianapolis Colts 38 @ 35 Tampa Bay Buccanneers - 2003

Em outra virada estrelada por Peyton Manning, o ex-quarterback do Colts viu o wide receiver Keenan McCardell anotar 3 TDs e deixar o Tampa Bay Buccaneers na frente por 28 a 7. O Indianapolis Colts cortou a diferença para 14 pontos, mas um INT de Manning retornada para touchdown deixou os Bucs 21 pontos à frente com pouco mais de 5 minutos de jogos.

O que Tampa Bay não contava era que do outro lado havia um quarterback acostumado a estar em situações adversas e se sair muito bem delas. Peyton Manning liderou o ataque e, com apenas 3 minutos e 37 segundos do fim do jogo, marcou 21 pontos e levou o o confronto para a prorrogação. No período de desempate, o kicker Mike Vanderjagt chutou um field goal de 29 jardas e deu aos Colts uma das maiores viradas da história da NFL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário