sábado, janeiro 21, 2012

Finais de Conferência NFL


New York Giants
@
San Francisco 49ers


A final da NFC traz dois times animados e confiantes após seus deus últimos confrontos. Os 49ers bateram o New Orleans Saints em um jogo emocionantes e espetacular. Mas não só isso. Bateram o time que vinha quebrando recorde atrás de recorde. O time sensação da NFL. Já os Giants venceram Green Bay, time de melhor campanha em 2011-12, em Green Bay. Sem contestação. Colocaram 17 pontos de diferença e pararam o, até então imparável, Aaron Rodgers.

New York é o time que cresceu no final. Pegou fogo na hora certa. Tem o seu quarterback jogando o fino. Também tem um dos trios de recebedores mais eficientes hoje na Liga. Hakeem Nicks, Victor Cruz e Mario Manningham. O ataque terrestre finalmente se achou com a dupla Bradshaw e Jacobs. A defesa do Giants também está muito bem. Conseguiu forçar turnovers contra Green Bay e a contestada secundária não deu espaço para Rodgers.

Já San Francisco é o time surpresa da NFL, este ano. Surpreendeu em ter uma das melhores campanhas. Foram 13 vitórias. A defesa é a grande base do time. Uma defesa que morde, pressiona e não facilita para time nenhum. Nem contra o explosivo e imprevisível ataque comandado por Drew Brees. Mas é em Alex Smith que está o grande ponto de interrogação. Muito contestado nas últimas temporadas, Alex Smith mostrou esse ano seu valor. Ainda há quem não acredite nele. Há quem ache que ele está sempre a uma jogada de fracassar e pôr tudo a perder.

Em novembro, ambos time se enfrentaram. Vitória dos 49ers. Os Giants não tinham seu principal running back, Ahmad Bradshaw. Também estavam no departamento médico o defensor Umenyora e Hakeem Nicks.Era outro jogo. E os Giants ainda não estavam embalados. Mesmo assim, os 49ers venceram com dificuldade.

Chaves do Jogo para o San Francisco 49ers:
- Pressionar Eli Manning
- Estabelecer o jogo corrido e trabalhar play-actions com Alex Smith
- A secundária aparecer e conter as jogadas explosivas

Chaves do Jogo para o New York Giants:
- A linha ofensiva parar a defesa dos 49ers e dar tempo para Eli Manning lançar sem pressão.
- Pressionar Alex Smith e forçar erros do quarterback adversário.
- Usar e abusar dos recebedores

Baltimore Revans
@
New England Patriots


O confronto que define a AFC entre Baltimore Ravens e New England Patriot é o jogo das certezas e das dúvidas. Se por um lado temos a certeza da efetividade do ataque dos Patriots, temos a dúvida sobre a defesa dos mesmo Patriots. Como a pior defesa da NFL se portará? Já em Baltimore, temos justamente o contrário. A defesa é certeza por mais de uma década. Já o ataque não é unanimidade. Mas sim um grande ponto de interrogação.

Baltimore vai ao Gillette Stadium em um momento conturbado. O experiente Ed Reed jogou Joe Flacco aos leões quando disse que o quarterback de Baltimore não tem pulso sobre o ataque. Joe encarou uma defesa mais perigosa que a de New Englad, no domingo passado. Mas também enfrentou um quarterback em seu primeiro ano de NFL. Flacco provavelmente terá que jogar com a pressão de pontuar, pois é isso que New England fará. Flacco também jogará com a pressão de mostrar que pode sim ser o quarterback de Baltimore. A válvula de escape para Flacco será Ray Rice. Estabelecer o jogo corrido é a chave para o ataque de Baltimore e o alívio necessário para os ombros de Flacco. A defesa dos Ravens também terá papel fundamental, no domingo. Recheada de estrelas e futuros hall da fama, Ray Lewis, Ed Reed e cia. jogam com a pressão de estarem vendo seu tempo e chance de conquistar um SuperBowl acabando.

Por sua vez, New England conta com um impressionante ataque. A defesa de Baltimore terá que tomar conta não só de Wes Welker, mas também Aaron Hernandez e Rob Gronkowski. Os dois tight ends dos Patriots são o diferencial do ataque de New England. Some isso a precisão de Tom Brady e você tem problemas. Muitos problemas. Tom Brady não pode ficar confortável, pois com tempo e no pocket, todos sabemos o estrago que ele pode causar. O grande calcanhar de Aquiles de New England esse ano vem sendo a sua problemática defesa. Sim, ela consegue forçar turnovers, mas não pode ceder jardas para Ray Rice. E New England sabe muito bem disso.Verdade também que apesar de ter ido muito mal toda a temporada, a defesa dos Patriots melhorou consistentemente e contra Denver não deu chance para Tebow.

Em 2009, ambas equipes se enfrentaram, no mesmo Gillette Stadium, e deu Baltimore. Brady teve, facilmente, um dos piores jogos de sua carreira. Foi limitado a 154 jardas e teve 3 interceptações. A defesa de Baltimore mostrou porque é fora de série. Forçou 4 turnovers. Flacco não precisou jogar. Tentou apenas 4 passes. Ray Rice também foi fundamental. teve um jogo de 150 jardas.

Chaves do Jogo para o Baltimore Ravens:
- Estabelecer o jogo terrestre com Ray Rice e manter Tom Brady na sideline
- Pressionar Tom Brady e conter Welker, Hernandez e Gronkowski
- A linha ofensiva dar tempo para Flacco lançar e achar os buracos na secundária dos Patriots

Chaves do Jogo para o New England Patriots
- Brady ser Brady
- A defesa repetir a atuação contra Denver, pressionar Flacco e forçar turnovers
- Segurar Ray Rice

Ravens @ Patriots - 18h, com transmissão da ESPN e ESPN HD.
Giants @ 49ers - 21h30, com transmissão da ESPN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário