Numa espetacular temporada da bola oval, tivemos também espetaculares performances. Mas três, em especial, se destacaram como os grandes jogadores da temporada regular. Todos os três quarterbacks e todos eles como grandes pilares das três melhores equipes, hoje, na NFL. Aaron Rodgers, Tom Brady e Drew Brees.
Primeiro é impossível falar de Rodgers e não remeter à temporada quase perfeita. Não fosse o revés contra Kansas City. 15 vitórias. Recorde bastante expressivo. Ao qualificar um quarterback temos a estatística chamada rating. Não há melhor forma de avaliar a perfomance geral de um quarterback. O cálculo tem como base o número de TDs, jardas passadas, passes tentados e completados e número de interceptações. Rodgers nesse ponto foi impecável.
Rating de 122.5 (156.6 é o máximo que o rating pode chegar) em toda a temporada. Recorde na história da NFL. 45 TDs e somente 6 INTs em 15 jogos (Rodgers foi poupado na Semana 17). O quarterback também encarou cinco vezes times que vão aos Playoffs. Venceu as cinco. Green Bay também teve um ataque unidimensional. Foi apenas 0 27º no jogo corrido. Tudo dependeu do braço do quarterback. Deixando a estatística de lado, Rodgers é um dos QBs mais preciso dos últimos tempos. Também sai do pocket com desenvoltura e protege muito bem a bola.
O que pode ir contra Rodgers é o beneficio que ele tira de estar em uma grande equipe. Ser um "quarterback do sistema". Green Bay teve uma fraca defesa. Muitas jardas cedidas. Mas líder em tomar a bola e forçar turnovers. Sem contar o time de recebedores e de proteção. Com os mesmos receivers e guards, Matt Flynn, sustituto do poupado Rodgers na semana 17, passou para 480 jardas e anotou 6 TDs contra os Lions. Time que queria a vitória e vai aos Playoffs.
Drew Brees
Mas que tal Drew Brees? Recordista da história da NFL em jardas passadas. 5476. Recordista também da história em porcentagem de passes conectados. 71,2%. E recordista em passes completados.468. Líder da NFL essa temporada em TDs. Foram 46. Brees é o cara que pressiona o time não só fisicamente, mas também mentalmente. Monta esquemas de formação e jogadas complicadas de marcação para qualquer defesa.
Brees teve um incrível fim de temporada, apesar do início mediano, em que Drew não foi Drew. Nos últimos 8 jogos, 27 TDs e apenas 4 INTs. 7 jogos consecutivos ultrapassando a marca de 300 jardas por partida.Mas ao mesmo tempo, Brees beneficiou-se de um eficiente jogo terrestre. Os Saints foram 6º na liga. E se Drew Brees teve a melhor temporada que um quarterback já teve, sem dúvidas, o legitima ao prêmio de MVP.
Tom Brady é outro que se destacou esse ano. Nem um pouco novidade. O MVP da temporada passada brilhou ao levar o New England Patriots ao topo da AFC. Hoje é impossível imaginar New England funcionar sem a sua principal estrela. Assim como em Indianapolis, o nível de dependêcia é bem similar. Olhando as estatísticas, Brady também ultrapassou o recorde de jardas passadas em uma única temporada de Dan Marino. É o segundo da lista, atrás apenas de Drew Brees.
O que levanta as chances de Tom Brady é o fato de ele ser New England. A defesa dos Patriots é praticamente inexistente. Brady praticamente carrega a equipe em seus ombros. E mesmo assim levou new England à primeira posição da AFC. Brady também teve alguns momentos marcantes na temporada. 42 pontos seguidos contra Buffalo no último jogo. Após estar perdendo por 21x0. A drive qeue levou os Patriots a vitória contra Dallas, e os segundos tempos contra os Eagles e os Jets.
O que pesa contra ele são os adversários enfrentados. Os Patriots não venceram sequer um adversário que terminou a NFL com mais vitórias que derrotas. New England enfrentou três vezes times que vão aos Playoffs. Perdeu duas delas. Giants e Pittsburgh. Venceu do contestado Denver. Outro aspecto no jogo de Brady é que já estamos tão acostumados com o quão sensacional ele é, que nos espantamos e nos surpreendemos pouco com ele. Justamente por ele ser Tom Brady e por sabermos que ele é capaz do mais fantástico e inesperado. Brady faz o extraordinário parecer ordinário.
A corrida foi apertada. Os três brilhantes. Não há discussão. Apesar do favoritismo de Aaron Rodgers, o troféu de MVP estará em boas mãos. Seja lá quem ganhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário